Death Side - Japão, Espíritos Ardentes, Punk Rock e Cabelos Aerodinâmicos


Olá amigos, aqui é o Rodrigo Luz, amigo do dono deste blog e um fã de música ruim de gente ruim, como o blog diz. Logo resolvi contribuir a este blog de alguma forma apresentando um pouco desse mundo de arte destrutiva e regressora, vamos começar minha participação com um post sobre uma banda que conseguiu um lugar no meu coração podre e acho que vocês deveriam também ceder esse espaço para eles:

Japão, país do continente asiático, conhecido pela suas tradições, samurais, cultura pop de gosto questionável, robôs gigantes e piadas sobre genitálias pequenas que fariam Carlos Alberto De Nobrega sentir inveja.

"Mas cara, o que tem de música má para pessoas ruins nesse país cheio de otakus, kawaii desu e olhos desproporcionais?" você pergunta, bem, vamos por partes para conseguir sua resposta.


O Japão é conhecido mundialmente no circuito roqueiro underground muito antes do X Japan fazer sucesso.Começava  o sucesso de um tal de "punk rock" por lá, nessa cena surgiu uma coisa chamada "Burning Spirits", uma série de shows que acolhia a nata do hardcore japonês. O sucesso disso foi tanto que fez disso uma espécie de gênero musical regional, que saiu dessas barreiras geográficas (vide Grunge, Death Sueco, NYHC...).
 
Flyer de um dos vários Burning Spirits Tour
Nesse boom surgiu lindezas como GISM, Zouo, Outo, Ghoul, Poison Arts, MOBS, Danse Macabre e Death Side. Uma das características mais notáveis do gênero era a mescla "metal punk" que surgia nas bandas, baterias bate-estaca, riff simples e rápidos, refrões "sing along" (sabe como é, pra cantar junto batendo o pé e a palma da mão) e por último, solos de guitarras ultra melódicos e firulentos que poderiam aparecer num cd de lados B do Iron Maiden ou Saxon.


Um dia retomo todas elas, mas o foco da parada é o Death Side, já manjava algumas bandas do gênero e seu histórico, mas no dia que parei pra escutar esses caras eu caí da cadeira com a porrada sonora que levei. Uma parada energética, furiosa, pesada, mas também com solos épicos, a verdadeira síntese do "metal punk" feito melhor que aquelas bandas de quarto que fazem gravações lo-fi e 1890298340283 músicas sobre satã e como os fãs de qualquer coisa pós anos 90 deveriam morrer enforcados como posers (tem bandas ótimas nesse quesito, mas sempre achei a parada caricata demais).

O grupo teve um ciclo de atividades que durou de 1987 até 1994, rendendo 3 discos e 3 EPS, além de uma caralhada de participações em coletâneas e Splits. Após o fim da banda, outros grupos foram formados (Paintbox, Forward, Smash Detox e Judgement).

Chelsea (R.I.P.), teu legado vive!
Esses japoneses contaram com um dos guitarristas mais fodas do gênero, Chelsea, que também tocava no Poison Arts e manteve as atividades com o Paintbox, porém morreu em 2007. O cara era tão foda que após sua morte, foi criado o "Chelsea No Hi" (vulgo "Chelsea's day"), um festival em sua homenagem contando com bandas com o World Burns To Death, Slang, Blowback, Paintbox; etc...

Logo nem preciso comentar o quão influente esse "gênero" musical e essas bandas são pro hardcore e metal em geral. Poison Idea, Integrity, Doom, entre outros clássicos já pagaram tributos para os Espíritos Ardentes (ou queimando, escolha você sua tradução de teor homoerótico).

Abaixo deixo umas músicas do Death Side e links para download do seu primeiro cd "Wasted Dream"


Discografia:
Satisfy The Instinct EP (1988)
Wasted Dream (1989)
Bet On The Possibility (1991)
Split CD com Chaos UK (1993)
The Will Never Die (1994)
All Is Here Now (1994)

Link para download:

One thought on “Death Side - Japão, Espíritos Ardentes, Punk Rock e Cabelos Aerodinâmicos”

Leave a Reply