Xibalba - Hardcore anti tudo dos brother


Californa, terra do skate, sol, Arnold Schwarzenegger governando e do hardcore melódico. A banda que falamos hoje é de lá, porém é tudo menos felicidade. Xibalba é um local, o "lugar do medo" de acordo com a mitologia maia, onde os deuses da morte reinam. Creio que com uma tradução dessas, músicas alegres é o que você menos espera desses meliantes.


Os caras fazem um hardcore groovado bem na linha de bandas como Merauder, Hatebreed e outras dessa geração HC aba reta com afinação dropada e o tal dos breakdown e beatdown. "Mas porque você vem nos mostrar o hardcore dos brother, Rodrigo? já não temos respeito, família e ruas sendo repetido o suficiente por esses wiggas?" calma, meus caros, aí que está o destaque desses californianos. Apesar de serem uma banda de hardcore do gueto, os caras tem uma influência monstra de Doom, Death e Sludge metal. Esses caras comem discos do Crowbar e Morbid Angel no café da manhã, talvez eles seriam a verdadeira definição do "Deathcore".


As afinações ultra graves (Guitarras afinadas em Lá sem apelar pra instrumentos de 7 ou 8 cordas, CHUPA ESSA, WHITECHAPEL!), timbres cavernosos, andamentos absurdamente lentos e uso de blast beats e rolos tribais. Na questão lírica, Xibalba fala desde a vida de merda e sobrevivência, passando por paranóia e histórias de amor mal acabadas e sucedidas por vingança. Outro fato interessante é a mescla de trechos em inglês com trechos em espanhol, parece idiota, mas dá um gosto único na parada!


Por enquanto os caras só lançaram 2 álbuns. Mas vou dar destaque ao "Hasta La Muerte", já que esse migra mais pro lado metal da banda, além de ter um cover absurdamente foda  de uma banda clássica de hardcore dos anos 70 (o próprio Xibalba trocou o nome da música, não me pergunte porque, mas creio que é até mesmo para disfarçar que é um cover e não pagar royalties, nunca se sabe...).


Além desse caos todo, ainda tem músicas com participações do Greg Anderson do Sunn O))). Sentiu a bad vibe? Aqui lhes deixo o link para download. Agora tire os móveis da sala, faça bongs com garrafas pet, crie um pentagrama na base de linhas de cocaína, decore sua casa como uma espécie de inferninho de vizinhança latino americana genérica e começar o pit mais violento desse mundo.


Discografia:
Madre Mia Gracias Por Los Dias (2010)
Earthquake (2010)
Hasta La Muerte (2012)

Leave a Reply