Negromancy - Blues, Satanismo, Black Metal e Cigarboxes

E aí pessoal, faz um tempo que não postamos e tudo mais. Tiramos algumas férias mas vamos voltar a escrever, além de algumas novidades legais que temos em mente que finalmente poderão sair do papel. Enfim, vamos ao post de hoje.


Hoje o post vai sobre um selo norueguês muito curioso: Negromancy. Inspirado pelas gravações lo-fi dos Les Legions Noires, mais as lendas satânicas de Robert Johnson e o delta blues do Mississippi, esse selo criou uma onda de músicos que fazem Black Metal com influência de blues e o uso de cigarbox. O que é um cigarbox? Bem, quando o blues surgiu nem todos os músicos poderiam criar guitarras, então alguns músicos faziam suas próprias guitarras com pedaços de pau, uma caixa de charutos usada e cordas de vassoura.


Com essa lógica o selo criou o conceito de "black metal crioulo" e usa de imagens blackface, satanismo, corpse paint invertido e uma sonoridade lo-fi absurdamente sombria. Apesar do pouco tempo de vida, Negromancy lançou vários materiais em fitas k-7 (todas limitadas a 33 cópias) e já tem um cast considerável. Além das fitas, o selo também ensina como você criar seus próprios instrumentos. Abaixo vou falar sobre alguns artistas, pois mesmo com esse conceito, há um elenco bem notável de músicos no selo:

OEDE


Primeiro grupo e também o originador do selo e conceito do Negromancy. Esse músico Norueguês faz o resumo da proposta, black metal com a gravação lo-fi e influência de blues de nomes como Robert Johnson e Leadbelly. Ao mesmo tempo que há músicas cruas, sujas e malignas, haverão canções de blues muito bem trabalhadas que farão você se sentir em 1920, há também algumas faixas com canções nórdicas ou coros, ambientação é um termo que você vai ouvir bastante nos grupos desse selo. Você pode checar o primeiro full dele aqui.

VVLAD


Também da Noruega, VVlad aposta mais no blues que seu conterrâneo, a natureza lo-fi da produção já o ajuda a criar um pouco mais de flertes com o noise em algumas faixas. Porém quando o assunto é fazer Black Metal, ele o faz com maestria, usando blast beats poderosos e vocais gravados de maneira tão rústica e distorcida que deixaria qualquer fã de LLN enlouquecido. Aqui no bandcamp você pode ouvir quase toda a discografia de VVlad, talvez o mais prolífico de todos do selo.

NÉKRHÄRKH


Vindo da França, era uma Banda de black metal no molde das legiões negras francesas, porém recentemente mudou seus instrumentos e abraçou as idéias do Negromancy para fazer sua música com os requintes de blues. Gritos desesperados, baterias pesadas, reverbs, harmonicas e cigarbox conjurando a pura bruxaria pantanosa. Você pode checar o tape aqui

VERMAPYRE


Projeto que inspirou  o selo, começou basicamente como uma banda de raw black metal/ambient que montaria seus próprios instrumentos, criando trilhas sonoras para filmes de horror antigos. O único dos projetos que faz apresentações ao vivo, normalmente acompanhadas de um telão rodando um filme feito e montado pela própria banda, os músicos improvisam a trilha para o mesmo.


Ok, tem alguns que deixei de lado, mas é mais por não ouvir ou não ter material o suficiente dos caras para uma avaliação justa. Mas vale a pena checar o bandcamp dos caras onde há todos os lançamentos e para downloads de graça. Agora prepare sua cadeira de balanço, pegue a espingarda e olhe para os horizontes do pântano enquanto sente satã se aproximar.

Leave a Reply