X-Ray Spex: Berros e Day-Glo contra a sociedade de consumo




                      
 O X-Ray Spex continua sendo um dos segredos mais bem guardados não só do Punk Rock, mas do rock n’ roll de forma geral. Apesar de terem gravado pouco, seu disco de estréia é musicalmente tão impactante e abrasivo  quanto o “Nevermind the Bollocks” ou a estréia dos Ramones. E a frontwoman Poly Styrene com seu vocal gritado e desleixo com a aparência física , foi uma das principais pavimentadoras do caminho para o riot grrrl surgir 15 anos depois. Como a revista Billboard afirmou, "Poly é o arquétipo da roqueira moderna."
                               
Tudo começa em 1976, quando uma garota hipponga e esquisita de aparelho nos dentes  chamada Mary Joan Elliot assiste a um show dos Sex Pistols. Assim como aconteceu com Joe Strummer (The Clash) e Steve Shelley (Buzzcocks), a apresentação muda totalmente os projetos de vida da moça, que decide montar uma banda no mesmo dia.
Coloca classificados no jornal e em pouco tempo o X-Ray Spex estava formado: Jak Airport na guitarra, Paul Dean no baixo, Paul ‘B.P.’ na bateria e Lora Logic (na época com 16 anos) no saxofone. Mary se batiza com o nome artístico de Poly Styrene e se torna a vocalista do grupo.
                             
Poly tinha aparência física diferente do punk rock inglês predominantemente branco (o pai dela era somali) e com uma presença de palco amalucada e vocais prá lá de esgoelados, a banda chamava muita atenção. A presença de saxofone numa banda punk fazia tudo ainda soar mais doido e exótico. O visual abusava do Day-Glo, mas ao contrário da new wave, esse recurso era propositalmente contra o glamour e o senso estético. Visualmente pareciam uma banda new wave dos pobres. Eram mesmo absolutamente singulares. Até o ranzinza John Lydon, que só abre a boca prá desmerecer o que quer que seja, recentemente afirmou que a única banda que os Pistols temiam dividir um show era com o X-Ray Spex.
                               
Com essa formação em 1977 lançam o single “Oh bondage up yours”, a música mais conhecida deles e tida como o maior hino punk feminista.
                             
Um ano depois vem o álbum “Germfree Adolescents” , já sem Lora Logic, que deixa a banda prá se tornar hare krishna e é substituída por Steve “Rudi” Thompson, que aproveita todas as linhas de sax criadas por Lora. O disco é um arregaço. Talvez o caso que eu conheça de maior obra-prima que não teve o devido reconhecimento de público e até mesmo de crítica. Todas as faixas são excelentes, com uma fluidez incrível e sem pausa prá respirar. A produção é acertada e a a gravação alta e clara para os padrões de época e estilo. A combinação de guitarra e saxofone é perfeita, a guitarra fazendo mais o papel ritmico e deixando a melodia por conta do sax. A guitarra também é mais influenciada pelo hard rock da década do que pelo rockabilly ou as garage bands dos 60’s, como geralmente ouvimos na maioria das outras bandas punk. As letras falam de consumismo e artificialidade de forma inteligente e partindo de uma perspectiva mais pessoal (“1977 e nós estamos enlouquecendo. É 1977 e nós vemos muitas propagandas. Eu como Kleenex no café da manhã.E uso papel higiênico Weetabix para secar as minhas lágrimas”).Mas o maior destaque do disco são mesmo os vocais: entrega, paixão, energia, credibilidade. A voz de Poly Styrene é uma obra de arte.
                           

Exausta pela vida na estrada e uso de drogas, Poly passa mal num show em 1978 e começa a ter diversas crises depressivas. Afirmou ter visto um disco voador cor de rosa pela janela do quarto. Isso a assustou muito e sem saber o que fazer e o que isso poderia significar, decide abandonar o universo do  Punk Rock e optar por um caminho mais espiritual de vida. Sai então da banda em 1979. Os outros integrantes ainda tentaram arrumar outra vocalista, mas, sem sucesso, o X-Ray Spex acaba oficialmente um ano depois .
Assim como Lora Logic, Poly se torna hare krishna também e lança em carreira-solo “Translucence” em 1980, um disco bem tranquilo e meditativo, que em nada lembra o som de sua antiga banda.
Poly Styrene e Lora Logic em 1980. Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare
Com o sucesso do Green Day e Offspring em meados da década de 90, diversas bandas punk das antigas retomaram atividades, aproveitando-se do momento propício. O X-Ray Spex também faz um breve retorno, chegando a gravar um disco, “Conscious Consumer”. Contrariando a tendência das bandas que voltam depois de muito tempo, é um disco que surpreende bastante e muito bom de ouvir.
                                   

Nos anos 2000’s  se reuniram esporadicamente diversas vezes para fazer shows. Um deles, no Roundhouse, foi lançado em cd e dvd.
                                  
Infelizmente Poly Styrene morre em 2011 de um câncer de mama em estágio avançado, aos 53 anos, deixando muita saudade.
Recentemente mais material solo inédito dela foi lançado e diversos tributos realizados.
                                 
                                         
Não se atendo aos padrões que surgiram do próprio punk rock, Poly é símbolo de originalidade e inspiração num mundo de clones, posers e wannabes. Uma artista mais instintiva do que intelectualizada, como costumam ser os melhores da categoria. Ainda que tenha brilhado com todo seu explendor por pouco tempo e para relativamente poucas pessoas num determinado período, o impacto que causou na cultura pop e nos corações de quem foi tocado por seu trabalho é forte demais, deixando a melhor lição possível de “do-it-yourself".  Poly Styrene, descanse em paz onde estiver. Nós te amamos!

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